
A construção vai ser feita por um Consórcio de empresas, a Unity, Google e mais 5 empresas operadores de telecomunicações.
O google já fechou um acordo com as operadores para iniciar a construção e instalção dos cabos de fibra óptica entre os Estados Unidos e Japão, que vai custar 300 milões de dólares. O sitema vai ser fabricado pela NEC Corporation e a Tyco Telecommunications.
Cabo submarino é um cabo telefônico especial, que recebe uma proteção mecânica adicional, própria para instalação sob a água, por exemplo, em rios, baías e oceanos.
Normalmente dispõe de alma de aço e de um isolamento e proteção mecânica especiais.
Este tipo de cabo telefônico é utilizado principalmente em redes internacionais de telecomunicações, que interligam países e continentes.
No Brasil, pelo seu tamanho continental, o cabo submarino é utilizado para interconectar toda a sua costa. Seu tipo pode ser metálico, coaxial ou óptico, sendo este último o mais utilizado atualmente.

História do Cabo Submarino: Construido no Canal Inglês de Dover em 1851 um cabo telegráfico e em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino metálico transatlântico interligando a América do Norte e a Inglaterra.
Capacidade de transmissão: 2 palavras por minuto.
O cabo submarino coaxial surgiu em 1956, permitindo várias transmissões ao mesmo tempo e em 1970 foi desenvolvido o cabo óptico dando agilidade as transmissões.
Primeiro cabo de fibra óptica foi implantado nas Ilhas Canárias em 1982.
O Google fez acordo com cinco operadoras de telecomunicações para a montagem de um cabo submarino que conectará os Estados Unidos ao Japão, oferecendo sustentação para o aumento do tráfego de Internet entre os continentes. O cabo de fibra óptica de 10 mil quilômetros custará US$ 300 milhões.
Os parceiros do Google no consórcio, batizado de Unity, são a Bharti Airtel, Global Transit, KDDI Corp, Pacnet, e Singapore Telecommunications.
O cabo oferecerá capacidade necessária para sustentar um crescimento sem precedente no tráfego de dados entre a Ásia e os Estados Unidos. “O sistema de cabo da Unity permitirá que os membros do consórcio ofereçam a capacidade necessária conforme mais aplicativos e serviços migram para plataformas online”, afirmou Jayne Stowell, porta-voz do consórcio.
O grupo afirmou que escolheu a NEC Corporation e a Tyco Telecommunications para construir e instalar o sistema, que deve estar pronto para ser usado no primeiro trimestre de 2010.
Comments (0)
Postar um comentário
Comente aqui!